Conheça os tipos de plano de saúde

tipos de plano de saúde

É muito comum que as pessoas não confiem no serviço público de saúde, e, por isso, acabam recorrendo aos planos de saúde. No entanto, existem alguns tipos de plano de saúde. Descubra quais são eles e qual o melhor pra você.

Ter um plano de saúde é muito importante, principalmente em situações de emergência, onde os gastos médicos podem ser bem caros. E nesses momentos, o plano pode ser de grande ajuda.

No entanto, há mais de um tipo de plano de saúde, como o plano coletivo, individual, familiar e recentemente foi criado o plano de saúde para MEI. 

Veja os tipos de plano de saúde

Saber escolher o ideal pode fazer toda a diferença, tanto no valor, quanto na experiência com o plano. Por isso, conheça abaixo as diferentes categorias de plano de saúde.

Plano de saúde individual

O plano de saúde individual é o plano contratado por uma única pessoa, que não pertence a um grupo maior. 

Esse tipo de plano tende a ser mais caro do que os planos com um número maior de participantes, devido, principalmente, ao poder de negociação que possuem os grandes grupos.

No entanto, esses planos são os que possuem maior fiscalização da ANS, principalmente na questão dos reajustes, para que as operadoras de plano de saúde, não acabem por cobrar valores exorbitantes dos clientes.

Plano de saúde familiar

O plano de saúde familiar é bastante parecido com o plano individual, e segue as mesmas regras. No entanto, nesse tipo de plano de saúde, todos os integrantes fazem parte do mesmo contrato, ou seja, possuem as mesmas coberturas de exames e atendimentos.

Plano de saúde coletivo

Os planos coletivos normalmente são planos empresariais, contratados pelas empresas para seus funcionários, mas também podem ser encontrados em sindicatos, conselhos e outras associações. Esse tipo de plano tem dominado o mercado por, também, sair mais em conta para o cliente, além de possuir outras facilidades.

A ANS não regula o reajuste desse tipo de plano, no entanto, planos com um grande número de pessoas possuem um bom poder de negociação. Os planos coletivos com menos de 30 pessoas, contudo, possuem uma regulamentação própria, criado pelo órgão.

É importante mencionar que é preciso haver um vínculo real com a organização que contratou o plano de saúde. Vínculos forjados com o objetivo de ingressar no plano são considerados fraude.

Plano de saúde MEI

Essa é uma categoria nova de planos de saúde, que procura atender aos microempreendedores individuais. O plano de saúde para MEI assemelha-se ao plano de saúde empresarial, e por isso, pode sair mais barato do que um plano individual.

Quem é MEI só pode ter um funcionário, no entanto, é possível incluir os dependentes, tanto do proprietário, quanto do funcionário.

Um detalhe importante, no entanto, é que a empresa precisa estar ativa há, pelo menos, 6 meses. Além disso, no momento da contratação é preciso apresentar a inscrição da empresa no órgão competente, como a Junta Comercial, e também o registro na Receita Federal.

Essas medidas são tomadas para evitar possíveis fraudes.

Agora que você já conhece as diferentes categorias de plano de saúde, escolha a que se adeque melhor pra você.

Ficou com alguma dúvida sobre os tipos de plano de saúde? Deixe seu comentário abaixo.

One thought on “Conheça os tipos de plano de saúde

  1. Pingback: Plano de saúde para farmacêuticos - Tabela de Planos de Saúde %

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *