Planos de Saúde Familiar

Planos de Saúde Familiar
Planos de Saúde Familiar

Adquirir um plano de saúde familiar é uma maneira de proteger e dar mais conforto a saúde da sua família, através de uma assistência médica privada e de qualidade, nos melhores hospitais do Rio de Janeiro.

Além disso, após a contratação será possível utilizá-lo imediatamente, conforme as regras de cada operadora.

O que é um plano de saúde familiar

Um plano de saúde familiar é um convênio médico destinado a todas as pessoas que compõe uma família.

Dessa forma, o titular e os seus beneficiários terão acesso a mesma rede credenciada, podendo fazer consultas médicas, realizar exames em laboratórios e ter acesso a inúmeros hospitais.

Quais membros da família poderão ser inclusos em um plano familiar?

Segundo o Código de Defesa do Consumidor, o titular, cônjuge e filhos poderão participar de um plano de saúde familiar.

Algumas operadoras de planos de saúde têm suas próprias regras para admissão de outros membros da família como pais, irmãos, avós e outros entes familiares.

Portanto, antes de contratar o plano de saúde familiar mais adequado as suas necessidades, tire todas as suas dúvidas com os corretores da Tabela de Planos de Saúde.

É possível ter categorias diferentes para cada membro da família?

Um plano familiar é composto pelo titular e seus dependentes, conforme regras de cada operadora de saúde.

Dessa forma, como exemplo, se o tipo de plano contratado for o Amil S750, todos as pessoas inclusas no plano, inclusive o titular, utilizarão a mesma categoria contratada, não sendo possível ter categorias diferentes para cada membro familiar incluído no plano.

Quais os tipos de planos de saúde existente?

Atualmente, existem diversas categorias de planos de saúde permitidas por lei. Por isso, antes de contratar um plano familiar é essencial conhecer o que cada categoria poderá oferecer.

A cobertura dos planos de saúde poderá ser integral ou segmentada dividida em ambulatorial, hospitalar, hospitalar com obstetrícia ou odontológico, segundo o IDEC.

Inclusive, existem planos com cobertura superior aos citados anteriormente, possibilitando ter quartos particulares individuais, com acompanhantes e, até mesmo, cobertura para procedimentos estéticos.

Confira abaixo as coberturas dos planos de saúde familiares existentes atualmente:

Ambulatorial

A cobertura ambulatorial não dá direito à internação hospitalar e a procedimentos que precisam de apoio da estrutura hospitalar por período superior a doze horas, serviços como recuperação pós-anestésica, UTI, CTI e similares.

Além disso, não cobre procedimentos diagnósticos e terapêuticos em hemodinâmica e anestesia, com exceção dos realizados em ambulatório, com anestesia local.

Inclusive, também não são autorizados tratamentos e exames que necessitem de internação, como alguns tipos de quimioterapia e radioterapia, nutrição parenteral, embolização e exames de radiologia invasivos.

Hospitalar

O tipo de cobertura hospitalar não cobre consultas e exames feitos fora do ambiente hospitalar, excluindo ainda tratamento em clínicas estéticas (com exceção de obesidade mórbida), de repouso e acolhimento de idosos, transplantes (exceção de córnea e rim), atendimento pré-natal e parto e procedimentos ambulatoriais.

Hospitalar com Obstetrícia

Hospital com obstetrícia é uma cobertura que tem as mesmas exclusões do plano hospitalar, mas inclui pré-natal e parto, após 10 meses de carência.

Uma das vantagens dessa categoria é que permite cobertura do recém-nascido nos primeiros 30 dias de vida e sua inscrição no plano de saúde, sem o cumprimento de carências. Para isso, porém, a inscrição deve ser feita em até 30 dias após o nascimento.

Inclusive, filhos adotivos menores de 12 anos têm o mesmo benefício, desde que a inscrição no plano seja feita até 30 dias após a adoção.

Referência

A cobertura de referência oferece cobertura maior, combinando as coberturas ambulatorial, hospitalar e obstetrícia.

Para saber mais, entre em contato agora mesmo com um dos corretores da Tabela de Planos de Saúde.