Trabalhadores por conta própria podem encontrar dificuldades na procura por um plano de saúde para autônomos. Leia nosso artigo e conheça o tipo de plano que você pode contratar.
Desde 2014 até o fim de 2019, os trabalhadores autônomos têm crescido em número em quase todos os estados brasileiros. Se você faz parte dessa significativa parcela da população e deseja a contração de um plano de saúde, acompanhe esse artigo.
Vamos abordar as principais informações sobre um plano de saúde específico que se mostra como uma oportunidade para o profissional autônomo.
Plano de saúde para autônomos: informe-se a respeito do plano coletivo por adesão
O autônomo é o trabalhador que não possui vínculos empregatícios e controla sozinho os serviços que presta. Dessa forma, o plano de saúde coletivo empresarial não é uma opção.
Porém, os trabalhadores autônomos podem recorrer a outra variação de plano de saúde coletivo. Trata-se do plano por adesão.
O que diferencia o plano de saúde coletivo por adesão dos demais planos?
Esse tipo de plano, também referido como plano de saúde para autônomos, tem como diferencial o envolvimento de um sindicato, associação de profissionais, entidade de caráter setorial ou de classe.
Tais organizações recorrem a operadoras, como a Amil, SulAmérica, Unimed e Bradesco Saúde, que comercializam planos por adesão e contratam planos para oferecer aos seus participantes.
Mas, geralmente, quem faz a gestão do plano é uma administradora de benefícios que deve estar registrada na ANS (Agência Nacional de Saúde Complementar). As entidades solicitam os serviços da administradora e ela assume as responsabilidades relativas ao plano, como o diálogo com a operadora de saúde.
Cobertura e valores
Esse tipo de plano tende a ofertar as mesmas opções de cobertura presentes em um plano individual. Assim, planos hospitalares (com ou sem obstetrícia) e ambulatorial estão disponíveis.
Embora a cobertura seja semelhante, o plano de saúde para autônomos é conhecido por ter um preço mais acessível em relação aos outros tipos.
O fator que influencia no preço é a quantidade de clientes. Os planos individuais e familiares envolvem poucos beneficiários, enquanto os coletivos por adesão contam com um número muito expressivo de vidas.
Devido a quantidade superior de beneficiários, os sindicatos e as outras entidades que representam profissões conseguem negociar valores menores.
Também há planos por adesão com coparticipação. Modalidade na qual o beneficiário paga um valor determinado quando utiliza serviços de seu plano, porém tem acesso a mensalidades com preços mais baratos.
Qual critério o autônomo deve cumprir para aderir?
Recomendados que seja estabelecida comunicação com o sindicato, entidade de classe, etc. com o qual você está vinculado ou pretende se vincular. Pergunte se entre os benefícios oferecidos aos membros está o plano coletivo por adesão.
Ao solicitar adesão do plano de saúde para autônomos, será preciso que você comprove seu vínculo com um dos tipos de entidades que citamos acima. Esse é o critério essencial e, como visto, o que define este plano.
A documentação a ser apresentada para comprovação varia a depender da entidade.
Esperamos que esse artigo tenha sido útil para ampliar seus conhecimentos sobre como obter um plano de saúde para autônomos.
Corretor especialista em Planos de Saúde. Corretor de Seguros, com pós-graduação em Direito e MBA em Gestão. (21) 98885-4872 (21) 3617-2525