Como funciona o plano de saúde para microempresa

Como funciona o plano de saúde para microempresa

Veja o que o plano de saúde para microempresa tem a oferecer e quem pode contar com esse tipo de serviço. 

O número de microempresas vem crescendo nos últimos anos e isso fez com que as operadora de saúde passassem a oferecer assistência médica a esse grupo.

Esse é um plano voltado para empresas, porém, possui regras bastante específicas. Entenda como funciona o plano de saúde para microempresa.

Quem pode ter o plano de saúde para microempresa?

Desde 2018 a ANS determinou que os trabalhadores individuais e que possuem uma microempresa poderiam contratar uma assistência médica empresarial.

O plano de saúde para microempresa ou plano de saúde para MEI está disponível para empresas constituídas legalmente que possuem um CNPJ.

Para ter acesso a essa assistência médica é preciso que a empresa esteja ativa a no mínimo 6 meses e ter um número mínimo de vidas de acordo com a operadora selecionada.

As vidas que serão inclusas podem ser o dona da empresa e seus familiares ou de um funcionário que possua. Por exemplo, uma operadora que exija no mínimo duas permitirá que o dano na empresa (titular) e seu cônjuge (dependente) adquiriram o serviço. 

O que o plano para microempresa oferece? 

As coberturas oferecidas por esse plano são as mesmas que as encontradas na modalidade individual ou empresarial.

É preciso que no momento da contratação se opte por um plano e isso poderá incluir atendimentos como consultas, exames, internações, cirurgias e outros. É necessário verificar o que está sendo ofertado em cada proposta uma vez que os procedimento inclusos podem variar.

Além disso, existe a possibilidade de escolher a área de abrangência, isso significa que é possível escolher um plano com atuação mais restrita, por exemplo, apenas um grupo de municípios ou um mais amplo com cobertura nacional. 

Em todos os casos os beneficiários poderão contar com atendimento de urgência e emergência e outros benefícios disponibilizados pelas operadoras que incluem desde programas de benefícios até telemedicina. 

Quais as vantagens do plano de saúde para MEI?

Ao optar por um plano de saúde para microempresa é possível contar com algumas vantagens principalmente se comparado ao plano individual como:

  • Valores menores, em alguns casos a economia chega a 30%
  • Mais operadoras de saúde como opção, pois algumas trabalham apenas com planos empresariais
  • Possibilidade de portar carência de outros planos 
  • Escolha entre modalidades de pagamento podendo essa ser com ou sem coparticipação 
  • Garantia de atendimento conforme regras determinadas pela ANS

Quais os documentos necessários para contratar um plano de saúde para microempresa?

Para que seja feita a contratação do plano de saúde para MEI responsável pela empresa pode pedir a cotação e com a ajuda de um corretor fazer a adesão.

Para isso será necessário apresentar os documentos de quem está contratando o serviço e também os da empresa, entre eles:

  • Registro ativo do MEI
  • Inscrição no Órgão Competente (NIRE)
  • CPF
  • RG
  • Comprovante de endereço
  • Documentos de identificação do dependente 
  • Documentos que comprovem o vínculo dos dependentes com a empresa 

Após apresentar toda a documentação exigida a operadora fará a análise e estando tudo certo o plano será liberado para uso.

O plano de saúde para microempresa é uma ótima opção para quem deseja cuidar da saúde sem gastar muito e quer os benefícios de um plano empresarial. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *