Veja o que o plano de saúde para idosos tem a oferecer e como ele pode ser vantajoso para quem deseja se cuidar e envelhecer bem.
A população está envelhecendo e isso faz com que a busca de plano de saúde para idoso aumente.
A questão é que na hora de contratar esse serviço muita gente não entende como ele funciona ou quem tem direito a ele e nem sempre fica com a melhor opção. Se está envelhecendo e quer fazer isso de forma mais saudável, conheça o plano de saúde para idosos.
O que é o plano de saúde para idosos?
Os idosos são pessoas com mais de 60 anos que podem ser aposentados ou estarem ativos trabalhando.
O plano de saúde para idosos visa atender a esse grupo que busca cuidar da saúde por meio de uma rede privada, porém, não quer pagar caro pelo atendimento.
Vale ressaltar que é possível contratar um plano de saúde para idosos a qualquer momento como pessoa física, basta fazer uma cotação junto a uma operadora, escolher o serviço e fazer a adesão.
Para quem possuía um plano de saúde empresarial e se aposentou ao atingir 60 anos, pode ser beneficiar do plano que utilizava. Ele pode optar por continuar utilizando o serviço com as mesmas condições do funcionário ativo, entretanto, deverá pagar integralmente pelo serviço. Nesse caso o plano não será específico para idosos.
Quais os diferenciais do plano de saúde para idosos?
Um plano de saúde tradicional contempla todas as faixas etárias, inclusive a acima dos 60 anos, porém, não podemos dizer que é exclusivo para idosos.
Algumas operadoras de saúde já perceberam que esse é um grupo que possui necessidades diferenciadas e que buscam por cuidados médicos, por conta disso possui produtos voltados a 3ª idade.
Existem serviços e alguns diferenciais que são encontrados apenas no plano de saúde para idosos.
Ausência de reajuste por faixa etária
A ANS permite que conforme a faixa etária ocorra reajuste de valores, entretanto, a última faixa se inicia aos 59 anos e não possui limite.
Quem contrata um plano de saúde voltado a pessoas mais idosas só precisa se preocupar com o reajuste anual, sendo que esse é aplicado para todas as pessoas.
Possibilidade de aproveitar as carências
Quem já utilizava um plano de saúde e está fazendo a portabilidade ou se aposentou, pode aproveitar as carências que já foram cumpridas anteriormente e dessa forma ter acesso imediato aos procedimentos.
Um ponto de atenção é em relação às novas aquisições, nesse caso será obrigatório o cumprimento de carência, ao sendo possível comprar a carência já que isso está indisponível para pessoas acima de 58 anos.
Foco em medicina preventiva
É sabido que na 3ª idade a pessoa está sujeita a ter mais problemas de saúde devido ao envelhecimento do corpo, por isso, o foco de atuação dos planos de saúde para idosos estão na prevenção.
São diversos programas que garantem consultas com o geriatra, check-ups, orientações e outras para que não seja preciso tratar sérios problemas, apenas lidar com questões mais simples.
O plano de saúde para idosos conta com uma série de benefícios e quando se contrata um serviço exclusivo para esse público pode ser possível pagar menos do que se optar por uma assistência médica tradicional. Para saber mais, peça uma cotação.
Pingback: Plano de saúde para terceira idade - Tabela de Planos de Saúde %