Como funciona o plano de saúde para dependentes

Como funciona o plano de saúde para dependentes

O plano de saúde para dependentes é uma opção para a família, conheça um pouco mais sobre o seu funcionamento e descubra se atende às suas necessidades. 

Para que possa cuidar da saúde de toda família, muitas pessoas optam pelo plano de saúde para dependentes, dessa maneira é possível ter um único serviço que atenda a todos.

Existem algumas regras de funcionamento para se incluir dependentes, assim como no funcionamento da assistência médica. Veja quais são as principais dúvidas sobre o tema e descubra as respostas.

Quem pode ser dependente no plano de saúde?

O plano de saúde para dependentes é válido para pessoas que possuem relação de parentesco com o titular, estejam sob guarda ou tutela judicial dele. Nesse caso seria possível incluir cônjuge e filhos, porém, algumas operadoras estendem esse benefício a avós, netos, sobrinhos e sogros.

Qual a idade limite dos dependentes?

Por regra as operadoras devem deixar que filhos sejam dependentes até 21 anos, mas, não é raro que essa idade seja estendida, nesse caso é preciso verificar o que cada empresa permite.

Quais as cobertura e carências do plano de saúde para dependentes?

As coberturas variam de acordo com o que foi contratado, por isso, é preciso saber quais são os serviços disponibilizados antes de fazer a adesão. Vale ressaltar que o titular e os dependentes têm direito às mesmas coisas, sendo assim as coberturas serão únicas para todos.

Em relação às carências seguem as regras que forem aplicadas ao titular no momento da contração, se ele precisar cumpri-las os demais também precisarão. Entretanto, isso é válido para a contratação se posteriormente forem incluídas vidas a situação muda. Para que haja a isenção de carência é preciso incluir o cônjuge em até 30 dias a contar da data do casamento e filhos por esse mesmo período a contar do nascimento ou data de adoção. 

Quais planos de saúde aceitam dependentes?

Para que se tenha um plano de saúde para dependentes ele deve ser na modalidade familiar e a contração pode ser feita por pessoa física, na modalidade empresarial ou coletiva. Isso quer dizer que tanto planos para pessoas físicas ou jurídicas disponibilizam essa opção.

Como incluir pessoas no plano de saúde para dependentes?

A inclusão pode ser feita diretamente com a operadora ou por intermédio da empresa que está fornecendo o benefício. Nesse caso é necessário verificar o responsável e apresentar a documentação solicitada, normalmente documentos de identificação pessoal. 

Se o titular sair do plano, os dependentes podem continuar com ele?

Sim. Isso pode acontecer em caso de falecimento ou quando não há mais interesse em continuar com o plano, porém, é preciso ter atenção a alguns pontos.

Se o plano de saúde era ofertado pela empresa que o titular trabalhava, como não haverá mais vínculo de nenhuma pessoa com a instituição, a contratação deverá ocorrer de outra maneira. 

Se o titular sair, os dependentes poderão continuar com o plano, mas será preciso que alguém assuma a titularidade e assuma todas as responsabilidades. 

O plano de saúde para dependentes tem a vantagem de ter um preço mais interessante do que o individual, mas é preciso ficar atento as regras antes da contratação. Para saber mais e conhecer as opções disponíveis, entre em contato conosco. 

2 thoughts on “Como funciona o plano de saúde para dependentes

  1. Pingback: Como contratar um plano de saúde para psicólogos

  2. Pingback: Como funciona o plano de saúde para funcionário público estadual

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *