Diferença entre plano de saúde e seguro saúde

Diferença entre plano de saúde e seguro saúde

Entenda a diferença entre plano de saúde e seguro saúde e qual pode atender melhor às suas necessidades. 

Quando o assunto é se cuidar, as pessoas buscam maneiras para conseguir isso e, apesar das diferenças entre plano de saúde e seguro saúde, os dois proporcionam isso.

É claro que a diferença não está apenas no nome dos serviços, a forma como eles atendem a seus clientes também não é a mesma. Para que conheça quais as diferenças entre plano de saúde e seguro saúde, veja um pouco como cada um funciona.

Plano de saúde

No plano de saúde a pessoa paga um valor mensal e tem acesso a uma rede de profissionais com os quais pode se consultar, laboratórios para realizar exames e outros locais de atendimento relacionados a saúde.

Para fazer o uso não é necessário pagar aos estabelecimentos ou profissionais, o plano se encarrega de cobrir os custos sendo que em alguns casos quando existe a coparticipação o beneficiário deve pagar um valor adicional para a operadora de saúde.

Vale lembrar que a rede credenciada é restrita e contempla apenas a região para qual foi contratada. Nesse caso, é preciso sempre verificar quais são os profissionais disponíveis antes de buscar atendimento.

Seguro saúde

No seguro saúde existe uma apólice que determina o valor que o segurado terá direito ao reembolso.

Nesse caso é livre a escolha do profissional ou locais nos quais buscará atendimento, porém, será preciso pagar pelo serviço prestado e posteriormente pedir o reembolso da seguradora, sendo esse limitado ao previsto no contrato.

Um ponto de atenção é que apesar de não haver rede credenciada, a área de abrangência pode ser limitada, por exemplo, o reembolso só é feito quando se consulta com profissionais de um determinado estado. 

Para que ocorra o reembolso de valores é preciso apresentar os comprovantes de gastos, nesse caso o profissional da saúde deve fornecer e garantir que tenha todas as informações necessárias para que a seguradora lhe pague. 

Diferença entre plano de saúde e seguro saúde: como escolher

A diferença entre plano de saúde e seguro saúde já pode ser um indicado para a escolha de qual serviço contratar.

No plano de saúde se paga um valor por mês e pode ter acesso aos serviços, isso quer dizer que não terá gastos com a saúde. Sempre que precisar de atendimento terá sem precisar desembolsar qualquer valor na hora.

Essa opção é mais indicada para quem deseja controlar melhor os gastos e escolheu um plano com uma rede credenciada que atenda às necessidades.

Já quem escolhe os seguros saúde são pessoas que buscam por profissionais e locais de saúde que normalmente não são contemplados pelos planos, elas querem exclusividade. 

Para quem tem uma reserva financeira para arcar com a saúde e pode esperar pelo reembolso dos valores, essa pode ser a escolha ideal.

Para que possa escolher entre os serviços, sempre avalie a empresa que está lhe oferecendo se ela é de confiança e possui boa reputação.

Além disso, se atente as informações do contrato, veja se elas suprirão as suas necessidades com a saúde e se cabem no seu orçamento.

Sabendo a diferença entre plano de saúde e seguro saúde encontrará um produto que se encaixe no seu perfil e que ajude no seu bem-estar. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *