Quais as coberturas do plano de saúde para exames

Quais as coberturas do plano de saúde para exames

Veja o que o plano de saúde para exames oferece para seus beneficiários e como ter acesso à lista completa e procedimentos. 

Quando se trata de plano de saúde para exames ainda existe muita confusão sobre o serviço, pois, muita gente acredita que por ter um plano de saúde ele é obrigado a oferecer todos os atendimentos que o paciente desejar.

Isso não é bem verdade, afinal, existem regras para que os planos funcionem sendo elas determinadas pela ANS. Dessa forma ficam determinados os direitos e deveres não apenas das operadoras como também dos beneficiários.

Como saber se o plano de saúde cobre exames?

Antes de discutir se o plano cobre exames é necessário entender o que é a segmentação assistencial, ou seja, quais tipos de procedimentos serão disponibilizados conforme o serviço contratado.

O plano de saúde para exames é também conhecido como ambulatorial ou referência sendo eles que permitem que sejam realizados esses procedimentos quando existe solicitação médica.

Quando se tem esses serviços e um médico solicita que seja realizado em exame clínico, de laboratório ou de imagem, o paciente poderá realizá-los desde que estejam dentro das coberturas oferecidas pelo plano de saúde para exames.

No caso de planos com segmentação hospitalar (cobre internações) somente serão cobertos exames quando for solicitado no período de internação do paciente e esse for feito dentro do próprio hospital.

O plano de saúde para exames cobre quais procedimentos?

Sabendo quais são as segmentações assistenciais que dão direito a realização de exames e em que situações, é possível falar sobre quais procedimentos são cobertos.

Existe um rol de procedimentos da ANS que é revisado a cada dois anos, sendo que o último publicado é de 2018. Nesse são determinados quais procedimentos obrigatórios as operadoras devem oferecer conforme a segmentação assistencial.

O plano de saúde para exames cobre muitos procedimentos dentre eles podemos citar alguns como biópsia, estesiometria, ressonância magnética, tomografia computadorizada, ultrassonografia, radiografia, cintilografia e exames de sangue diversos. Para conhecer todos eles é indicado verificar a lista disponibilizada pela ANS.

Um exame que foi incluído em caráter de urgência foi o de Covid-19, sendo que agora as operadoras devem disponibilizar essa opção para seus beneficiários. Os que estão disponíveis são o sorológico e RT-PCR, os testes rápidos não são oferecidos pelos planos.

Vale ressaltar que além do rol mínimo a ser oferecido, as operadoras têm a possibilidade de ampliar os exames que serão ofertados pelos planos, ficando a critério delas de que maneira e quais serão disponibilizados.

Quando ocorre ampliação dos procedimentos, os beneficiários devem saber ao que tem direito e isso deverá estar determinado em contrato de prestação de serviço. 

Quanto exames posso fazer usando o meu plano?

Tendo o procedimento disponibilizado conforme o plano contratado o beneficiário pode realizar quantos exames forem preciso para cuidar de sua saúde, lembrando que a solicitação sempre deve ser feita por um médico. 

Isso significa que é ilimitado a quantidade de exames que podem ser feitos, porém, é preciso ficar atento a forma de pagamento, pois, quando há coparticipação será necessário pagar uma taxa para cada um dos procedimentos realizados.  

Se pretendia ter um plano de saúde para exames já sabe como ele funciona e o que oferece, agora é só ficar atento as atualizações feitas pela ANS para saber se novos procedimentos serão inclusos no futuro. 

One thought on “Quais as coberturas do plano de saúde para exames

  1. Pingback: Diferença entre plano de saúde e seguro saúde - Conheça e tire dúvidas!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *