Saiba se você pode ter um plano de saúde para aposentados e quais regras precisa cumprir para ter acesso a ele.
Depois de trabalhar anos na mesma empresa, chega a hora de se aposentar. Esse é um momento que os funcionários aguardam ansiosamente, porém, sabem que deixarão de ter alguns benefícios.
Apesar de perder algumas vantagens que tinha enquanto trabalhava, é possível continuar cuidando do bem-estar com um plano de saúde para aposentados. Entenda como ela funciona.
Quais as regras do plano de saúde para aposentados?
O plano de saúde para aposentados é destinado para pessoas que trabalham nas empresas e enquanto exerciam a sua atividade dispunha de plano de saúde. Quando vem a aposentadoria e quer continuar utilizando a assistência médica existe essa possibilidade, porém, há regras:
- A demissão deve ocorrer sem justa causa
- A pessoa enquanto trabalhava deveria contribuir financeiramente para a manutenção do plano de saúde
- O benefício será mantido enquanto a empresa empregadora ofertar aos funcionários ativos
- Para continuar a usufruir o plano de saúde para aposentado é preciso manifestar o interesse a empresa empregadora em até 30 dias a contar da demissão
- As coberturas assistenciais serão as mesmas enquanto ele mantinha vínculo trabalhista
- O beneficiário deverá assumir integralmente o valor do plano
- Não poderá ingressar em um emprego eu possibilite acesso a um plano de saúde
O tempo em que poderá continuar a usufruir do plano de saúde para aposentado varia de acordo com o tempo que ele contribuiu com o serviço. Se contribuiu por 10 anos ou mais, significa que poderá ter a assistência enquanto a empregadora ofertar a seus funcionários.
No caso de ter contribuído por menos tempo, a regra que vale é um ano do plano para aposentado para cada ano de contribuição.
Um ponto de atenção é em relação à contribuição financeira porque deverá ser pago um valor mensal pelo beneficiário. Se ele apenas arca com os custos de coparticipação ou franquia, não poderá usufruir do plano de saúde para aposentados.
Pode haver dependentes no convênio para aposentados?
Sim. Todos os dependentes que faziam parte do plano enquanto a pessoa trabalhava poderão ser mantidos quando feita a mudança para o plano para aposentados. Para isso o titular deverá assumir integralmente os valores.
Os dependentes poderão ser alterados futuramente e no caso do falecimento do titular, o plano poderá continuar a existir de forma vitalícia, será preciso apenas que os beneficiários assumam o custo.
Plano de saúde para aposentado x plano de saúde tradicional
Essa é uma dúvida bastante comum, pois, ao se aposentar nem sempre é mais vantajoso manter o mesmo plano que possuía com a empresa. Para saber o que mais compensa analise alguns pontos.
- As coberturas oferecidas atendem bem a todos os beneficiários ou seria mais vantajoso mudar para um plano mais amplo
- A rede de atendimento tem satisfeito as necessidades
- A operadora tem prestado um bom serviço
- Os valores que serão cobrados a partir da aposentadoria ainda serão vantajosos ou no mercado existem outras opções mais baratas e que oferecem as mesmas coberturas
Como não existe uma resposta a favor ou contra o plano de saúde para aposentados, é preciso entender como ele funciona e se vale a pena investir nele ou trocar por uma assistência médica individual ou familiar. Para saber mais sobre as opções, peça uma cotação.
Corretor especialista em Planos de Saúde. Corretor de Seguros, com pós-graduação em Direito e MBA em Gestão. (21) 98885-4872 (21) 3617-2525