Entenda quem pode ter um plano de saúde para agregados e como funciona esse serviço.
Contar com uma assistência médica é o que as pessoas desejam para cuidar da sua saúde, porém, quando se trata de família existe a opção do plano de saúde para agregados.
Esse não é um serviço diferente do plano de saúde, mas está relacionado a forma de contratação e quem será incluído para utilizar o serviço. Entenda um pouco mais sobre isso.
Quem é o titular no plano de saúde?
Para que se contrate um plano de saúde é preciso que haja um titular, este pode aderir um serviço voltado para a pessoa física ou empresarial.
Independentemente da forma escolhida ele será responsável por escolher as coberturas contratadas, pelo pagamento, mudanças e outras atividades que estejam realizadas com a administração do serviço.
A vantagem é que o titular pode incluir mais pessoas para utilizarem o serviço que ele contratou, esses seriam o dependentes ou agregados.
Quem pode ser agregado no plano de saúde?
Para as operadoras de saúde qualquer pessoas que esteja vinculada ao plano e não seja o titular é considerado um dependente, mas, podemos dizer que existe uma diferenciação conforme a relação que ele possui com o contratante.
Os dependentes normalmente são os filhos ou enteados do titular, cônjuge ou parceiro de união estável e menor sob guarda ou tutela.
Já os agregados são os filhos e enteados que não se enquadrem como dependentes, netos, bisneto, irmãos, cunhado, sobrinho, mãe, pai, madrasta, padrasto, sogro, sogra ou outro parente que a operadora de saúde considere.
Isso quer dizer que o plano de saúde para agregados permite incluir um número bastante grande de pessoas que possuem parentesco até o 4º grau consanguíneo e 2º grau por afinidade.
Entretanto, as operadoras de saúde podem abrir exceções, sendo preciso verificar cada caso em específico.
Plano de saúde para agregados como funciona?
Para quem deseja ter um plano de saúde para agregados deve saber que a pessoa será incluída como um dependente, dessa forma a responsabilidade do serviço recai sobre o titular.
Em relação aos serviços disponibilizados esses serão iguais para todos que usufruem do plano, ou seja, o titular escolhe a segmentação assistência e procedimentos inclusos e todos poderão usar os mesmos serviços.
Assim, sempre que precisar utilizar um serviço disponibilizado pelo plano de saúde o dependente poderá fazer isso, agendando sua consulta ou exame e passando pelo procedimento sem que haja necessidade do titular liberar.
Para ter acesso a tudo isso o titular precisa solicitar a inclusão do agregado enviando a documentação necessário para identificá-lo e comprovar o vínculo.
Um ponto que costumam gerar bastante dívida é em relação ao cancelamento do plano por parte do titular, como ficaria para o agregado. Nesse caso outro dependente pode assumir a titularidade do plano e garantir a continuidade do serviço familiar.
Se não houver essa figura é possível que o agregado manifeste interesse em continuar com o serviço passando ele a ser o titular e tendo como opção incluir outros dependentes.
O plano de saúde para agregados e uma boa maneira de garantir cuidados para parente e pessoas próximas com uma assistência médica familiar sem precisar gastar muito.
Corretor especialista em Planos de Saúde. Corretor de Seguros, com pós-graduação em Direito e MBA em Gestão. (21) 98885-4872 (21) 3617-2525