Plano de saúde por adesão ou individual? Como escolher o melhor?

Plano de saúde por adesão ou individual? Como escolher o melhor?

Entenda as diferenças entre o plano de saúde por adesão ou individual e saiba qual atenderá melhor às suas necessidades. 

Ter uma assistência média é quase que necessária, mas, na hora de fazer a contratação existem diferentes modalidades para escolher. 

Se está na dúvida se é melhor o plano de saúde por adesão ou individual, antes de tomar qualquer decisão é preciso entender o que cada um tem a oferecer, suas vantagens e desvantagens.

Plano de saúde por adesão ou individual

Primeiro é preciso entender o que cada um dos planos significam e quem pode optar por eles. O plano de saúde por adesão é disponibilizado pelas empresas, sindicatos e associações a pessoas vinculadas a elas.

Nesse caso, para fazer parte de um plano coletivo por adesão é preciso que alguma entidade possibilite isso a você. 

Já o plano individual é contratado diretamente pela pessoa, dessa forma qualquer um pode ter. ele pode ser bastante útil quando a pessoa não trabalha ou não possui vínculo com alguma entidade que ofereça o serviço.

Apesar da diferença em relação à forma de contratação, as coberturas oferecidas podem ser as mesmas, assim, se deseja ter acesso a um determinado procedimento médico conseguirá tanto pelo plano individual como pelo por adesão. 

Plano de saúde por adesão 

Um dos grandes atrativos dessa opção são os valores, isso porque eles costumam ser menores que nos planos individuais. Além disso, quando se tem mais de 30 vidas utilizando o serviço, as carências são isentas.

Por outro lado, os reajustes não são regulamentados pela ANS e podem ser bem elevados e a rescisão do contrato pode ser unilateral, ou seja, a operadora pode cancelar a prestação do serviço na data do aniversário do plano se ela desejar.

Os planos de saúde por adesão só podem ser contratados quando são oferecidos por uma entidade, nesse caso ela pode fazer parceria apenas com uma operadora de saúde e haverá restrição em relação ao fornecedor do serviço.

Plano de saúde individual

O plano de saúde individual costuma ter um custo mais elevado, já que o serviço é prestado a uma única pessoa. Em contrapartida, os reajustes são regulamentados pela ANS e devem respeitar um teto máximo.

Em relação à continuidade da prestação do serviço, ela continua a ocorrer enquanto o beneficiário desejar, pois, a operadora é vedada de fazer a rescisão unilateral. 

Como escolher entre o plano de saúde por adesão ou individual?

A decisão pode variar de acordo com os prós e contras de cada um dos planos, mas é preciso pensar bem sobre o plano de saúde por adesão ou individual.

Para quem está buscando o menor custo e está aberto e utilizar os serviços da operadora parceira da entidade, o por adesão pode ser mais vantajoso, principalmente se permitir a inclusão de dependentes, pois a economia será grande.

Já para quem quer personalizar o plano de saúde, escolher quais coberturas deseja ter e utilizar uma operadora diferente da oferecida pela empresa, o plano individual é mais indicado.

Independentemente de escolher o Plano de saúde por adesão ou individual, o segredo para decidir corretamente é avaliar as opções e contar com um corretor para prestar um suporte e esclarecer dúvidas. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *