Descubra se você pode ter um plano de saúde para servidores públicos e quais são os benefícios que ele oferece.
Os profissionais buscam mais do que um salário, eles desejam ter alguns benefícios como o acesso a um plano de saúde para servidores públicos.
Esse tipo de assistência está disponível para um grupo de pessoas, e nesse caso é preciso ser um funcionário público para que possa usufruir desse tipo de assistência médica.
Entenda melhor quem são as pessoas que podem ter um plano de saúde para servidores públicos e como ele funciona.
Quem pode ter um plano de saúde para servidores públicos?
Para ter essa assistência médica é preciso que a pessoa seja um funcionário público, isso significa exercer uma função em um órgão público que pode ser municipal, estadual ou federal.
O titular sempre deverá ser um servidor público, entretanto, ela pode adicionar seus dependentes que não necessariamente exerçam uma atividade em um órgão governamental. É possível incluir o cônjuge, filhos e enteados dependentes.
Para que o benefício seja disponibiliza é necessário apresentar o CPF, RG e comprovante de residência das pessoas que terão acesso ao plano, além de outros documentos que podem ser solicitados.
Quais as coberturas deste plano?
A cobertura pode variar de acordo com o que cada operadora oferece e das opções que estão sendo disponibilizadas por cada entidade de classe.
O mais comum de encontrar são planos que possuem coberturas ambulatoriais com acesso a consultas e exames, cobertura hospitalar que permite cirurgias e internações e o plano referência que é uma combinação de ambos.
Os procedimentos inclusos devem respeitar o rol de procedimentos da ANS, porém, as operadoras possuem liberdade de incluir mais atendimentos conforme seus critérios.
Há também de se considerar a área de abrangência, ou seja, os locais que serão atendidos pelo plano de saúde. Ela pode ser regional, estadual ou nacional.
Como é feita a contratação de um plano para servidor público?
A contratação ocorre por meio de um sindicato ou entidade de classe que represente o profissional, pois, esse órgão é que fará a contratação do serviço e oferecerá a seus membros.
Como se trata de um plano coletivo empresarial, ao fazer o pedido de adesão é preciso comprovar que há vínculo com a entidade. Isso pode ser feito por meio de documentação diversa.
Vantagens do plano de saúde para servidores públicos
Existem algumas vantagens em optar por esse plano, algumas são financeiras e outras relacionadas aos serviços oferecidos como:
- Possibilidade de contratar um plano de saúde que possui um valor mais acessível que os ofertados nas modalidades individual e familiar;
- Possibilidade de acessar uma ampla rede credenciada e diferentes exames que permitirão cuidar da saúde;
- Possibilidade de ficar isento de cumprir a carência desde que a adesão seja feita em até 30 dias da disponibilização do plano de saúde para servidores públicos;
- Se pode incluir dependentes que terão acesso aos mesmos benefícios que o titular;
- Ter acesso a um plano de saúde regulamentado e que cumpre com as normas da ANS;
- Poder contar com as melhores operadoras do setor.
O plano de saúde para servidores públicos pode estar disponível para você, verifique com um corretor quais são as opções e comece a se cuidar melhor.
Corretor especialista em Planos de Saúde. Corretor de Seguros, com pós-graduação em Direito e MBA em Gestão. (21) 98885-4872 (21) 3617-2525