Mesmo em casos de fatalidade, o plano de saúde para pensionista federal poderá continuar ativo para os outros integrantes da família.
O plano de saúde para pensionista federal trata-se de um direito do servidor público, sendo ele ativo, inativo ou pensionista.
Para ter acesso às coberturas e benefícios oferecidos, basta ser o titular, cônjuge, filhos ou até mesmo enteados, no entanto, estes só poderão desfrutar das vantagens até o momento em que completarem 21 anos.
É válido ressaltar que, se for do seu interesse, o pensionista federal poderá solicitar o seu reembolso. Para isso, basta preencher o protocolo e o encaminhar para o setor de Recursos Humanos.
Verifique quais são os passos a serem seguidos, além de observar todos os documentos necessários para que tal ação seja concluída.
Como ter acesso a um plano de saúde para pensionista federal?
Existem duas formas de ter acesso a um plano de saúde. A primeira delas é por meio de empresas na qual o indivíduo trabalha ou já trabalhou.
A segunda maneira é a aquisição, por conta própria, de uma operadora de saúde para a contratação de um plano que possa te oferecer inúmeras vantagens.
Uma das instituições conhecidas por trabalhar diretamente com esse público em específico é a GEAP Saúde.
Assim como as demais empresas prestadoras de serviço na área da saúde, a GEAP oferece inúmeros planos, que podem se adequar aos mais de 446 beneficiários que utilizam os seus serviços.
O plano de saúde poderá ser escolhido conforme a necessidade do servidor, de forma que seja compatível com a sua renda mensal, seja o indivíduo ativo ou pensionista.
Por exemplo, existem coberturas que podem cobrir somente o estado no qual o servidor reside, bem como optar por uma que contemple todo o território nacional.
O período de carência também é um outro diferencial dentre os planos oferecidos, esses vão desde os 90 até os 180 dias.
Quanto a acomodação, é possível escolher entre as duas únicas opções disponíveis: um apartamento ou uma enfermaria.
O plano de saúde para pensionista federal na GEAP poderá ser o clássico e individual, ou os que oferecem coberturas para você e toda a sua família.
Um adendo importante na hora de escolher o plano, e verificar se as coberturas são amparadas pelo Rol ANS e se oferecem também, o plano odontológico.
Existem outras empresas particulares, como a SulAmérica, que também possuem vantagens exclusivas para essa categoria.
O que acontece caso algo aconteça com o titular do plano?
Caso venha a acontecer alguma fatalidade com o titular, é possível que os seus beneficiários continuem usufruindo das inúmeras coberturas do plano.
Quando o motivo for uma demissão ou aposentadoria, o plano privado continuará ativo desde que o pagamento esteja em dia.
Essas vantagens também serão oferecidas caso o sujeito venha a ser demitido sem justa causa. Assim, se ele tiver com o pagamento em dia, os benefícios poderão ser utilizados.
É importante ressaltar que, mesmo nos casos onde há demissão ou aposentadoria, será preciso assumir os gastos posteriores para que o plano continue ativo.
Todas essas fatalidades são legalizadas e asseguram ao beneficiário e o titular, os direitos acerca do que foi pago.
Agora, se a fatalidade for a morte do titular, os demais integrantes do plano de saúde para pensionista federal deverão assumir as despesas para continuar tendo direito as todas coberturas.
Corretor especialista em Planos de Saúde. Corretor de Seguros, com pós-graduação em Direito e MBA em Gestão. (21) 98885-4872 (21) 3617-2525